Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Literatura

Obra retrata a triste saga de Nadejda Mandelstam, opositora de Stalin

Disponível na Amazon, O que Ela Sussurra de Noemi Jaffe conta de forma poética a luta da ativista para preservar a memória do marido

Victória Gearini Publicado em 10/05/2020, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Opositora russa Nadejda Mandelstam - Wikimedia Commons
Opositora russa Nadejda Mandelstam - Wikimedia Commons

Lançada este ano, pela Editora Companhia das Letras, a obra O que Ela Sussurra, de Noemi Jaffe conta a trajetória completa de Nadejda Mandelstam, uma jovem russa que viu sua vida mudar por completo após Stalin assumir o poder da União Soviética. 

[Colocar ALT]
O que Ela Sussurra (2020) / Crédito: Divulgação / Amazon

Baseada em uma história verídica, o livro da escritora paulistana Noemi Jaffe retrata em detalhes a vida de Nadejda Mandelstam (1899-1980), companheira inseparável do poeta Óssip Mandelstam (1891-1938). No dia 1º de maio de 1938, três homens levaram seu amor para um gulag na Sibéria, do qual nunca mais retornou.

Por meio de uma linguagem poética, esta obra narra os lamentos e desejo de vingança de Nadejda, que após a morte do marido guardou os poemas do amado como forma de proteger a memória do escritor e resistir contra a censura soviética. A partir disso, a viúva se declarou contra Stalin, sendo duramente perseguida pelo regime comunista.

Considerado patrimônio da humanidade, os escritos de Óssip, reformulados por Nadejda, compõem a obra memorável O que Ela Sussurra, de Noemi Jaffe, que se encontra disponível na Amazon. 

Confira abaixo um trecho do livro O que Ela Sussurra (2020):

“Engano a passagem do tempo e quando ele passa por perto nem se dá conta, porque se deixa embalar pela minha voz, não entende direito o que eu digo, se distrai, esquece que deve passar e para. O que é um sussurro para o tempo? O que é o tempo para um sussurro, que o desfaz e o tempo deixa de passar enquanto eu digo em voz baixa: 'Como se eu pendesse de minhas próprias pestanas’. Quando sussurro, sou como os grilos, assoviando para que o medo não venha; não tão logo, que fique ainda longe, escorado por esse ruído mínimo. Falo devagar, enquanto passo a linha no caseador meio enguiçado: ‘Assim responde a criança:/ ‘Eu te darei a maçã’./ E o seu rosto é a exata matriz da voz que estas palavras diz’”.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Noemi Jaffe disponíveis na Amazon:

O que Ela Sussurra, de Noemi Jaffe (2020) - https://amzn.to/2YUlXa1

A verdadeira história do alfabeto, de Noemi Jaffe (2012) - https://amzn.to/2WKSIDA

Livro dos começos, de Noemi Jaffe (2018) - https://amzn.to/35SywEc

O que os cegos estão sonhando?, de Noemi Jaffe (2012) - https://amzn.to/3bkv0mS

Írisz: as orquídeas, de Noemi Jaffe (2015) - https://amzn.to/3ciJXrd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W