Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Livro raro de Isaac Newton, de 1686, é descoberto durante limpeza em bibioteca francesa

Uma cópia idêntica foi leiloada e vendida por mais de 3 milhões de dólares há alguns anos

Wallacy Ferrari Publicado em 04/03/2020, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livro, contendo escrituras de Isaac Newton - Wikimedia Commons
Livro, contendo escrituras de Isaac Newton - Wikimedia Commons

Uma obra, intitulada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, foi descoberta em uma biblioteca em Ajaccio, na ilha francesa de Córsega. O livro, assinado por Isaac Newton, foi encontrado por uma funcionária responsável pela conservação da biblioteca que fazia uma vistoria sobre livros danificados.

A edição está com danos externos, mas sem avarias que prejudiquem a leitura das páginas. Ele foi editada pelo próprio Isaac Newton enquanto o mesmo estava vivo. De acordo com Vannina Schirinsky-Schikhmatoff, a funcionária que localizou o livro, as informações contidas no exemplar são um alicerce da matemática moderna.

Uma obra idêntica da mesma edição foi vendida há alguns anos por 3,7 milhões de dólares em um leilão de artes da Christie, mostrando a raridade do artefato.  Acredita-se que sua impressão ocorreu em 1686 e só existam 80 cópias em latim. Também há cerca de 400 cópias da publicação em inglês.

A bibliotecária também havia encontrado outro livro raro no acervo: Thesaurus Hyeroglyphicorum, um tratado de egiptologia datado em 1610, cerca de 200 anos antes dos hieróglifos de Champollion serem decifrados. Vannina, entretanto, se desligou de sua função, alegando divergências com a prefeitura em relação ao inventário da biblioteca.


+Saiba mais sobre Isaac Newton:

Principia. Princípios Matemáticos de Filosofia Natural - Livro I, de Isaac Newton (2012) - https://amzn.to/2TE296w

Principia - Livros II e III: Princípios Matemáticos de Filosofia Natural - O Sistema do Mundo, de Isaac Newton (2012) - https://amzn.to/32UFiaX

]Isaac Newton e sua maçã, de Kjartan Poskitt e Philip Reeve (2001) - https://amzn.to/39ser8G

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.