Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Local de culto à fertilidade de 2 mil anos é encontrado na Turquia

Estrutura da Idade do Ferro mostra pinturas de divindades antigas, confira

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 12/05/2022, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Complexo subterrâneo que pode ter servido como culto à fertilidade - Divulgação/Revista - Antiquity
Complexo subterrâneo que pode ter servido como culto à fertilidade - Divulgação/Revista - Antiquity

Complexo subterrâneo que pode ter servido como culto à fertilidade no primeiro milênio a.C. foi alvo de arqueólogos na Turquia. Na quarta-feira, 11, os estudos foram publicados na revista “Antiquity”. A estrutura apresenta desenhos que remetem às diversas divindades no estilo assírio, instigando pesquisadores.

O complexo está localizado na Vila de Başbük e ainda não é possível identificar todas as informações pela impossibilidade de entrada completa na construção, devido à estrutura arcaica e perigosa.

O painel de parede contém uma representação da procissão divina com elementos anteriormente desconhecidos, com escrita aramaica para descrever algumas das divindades, combinando a iconografia divina neo-assíria, aramaica e siro-anatólia”, falou Selim Ferruh Adalı, um dos autores no site “Live Science”. 

A região foi descoberta por saqueadores que rodeavam duas casas abandonadas da região em 2017, com a chegada de policiais que prenderam as pessoas que tiveram a ideia de invadir as propriedades e roubar os tesouros históricos.

De imediato os policiais notificaram os arqueólogos do "Museu Arqueológico de Şanlıurfa", que concluíram que a abertura feita por criminosos, de 2,2 por 1,5 metros, chegava a uma câmara de entrada, esculpida em rocha calcária e em 2018 começaram as primeiras tentativas de adentrar e buscar artefatos ou informações.

Devoções descobertas em pinturas

Divulgação/Revista - Antiquity

O painel acima mostra como funcionava uma procissão, deuses e deusas do panteão arameu, com escritos em aramaico. Ao todo, são 8 deuses representados, sendo quatro não identificados. Inscrições revelam 3 deuses: Šamaš, deus do Sol, Atargatis, deusa da fertilidade e proteção, além de Adade, deus da tempestade.