Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Local de explosão de foguete da Segunda Guerra é escavado por arqueólogos

O foguete V2 teria provocado um efeito diferente de outros milhares com os quais a Inglaterra foi bombardeada no mesmo período

Ingredi Brunato Publicado em 07/10/2020, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do local da explosão do foguete. - Divulgação/ Research Resource
Fotografia do local da explosão do foguete. - Divulgação/ Research Resource

O ponto da floresta conhecida como Cliffe Woods, no sudeste da Inglaterra, onde caiu o foguete alemão V2 durante a Segunda Guerra Mundial, está sendo escavado por uma equipe de arqueólogos. As informações são do jornal britânico Kent Online, que cobre notícias do condado onde está sendo realizada a pesquisa. 

A explosão do foguete felizmente não deixou nenhum ferido na época, justamente por ter caído no meio da floresta, entretanto, provocou danos ambientais ao destruir todas as árvores em um raio de 16 metros. 

Fotografia de Colin Welch, especialista em foguetes V2, segurando um protótipo. Crédito: Divulgação/ John Westhrop

A cratera formada pelo foguete alemão, aliás, despertou a curiosidade dos pesquisadores por se diferenciar das deixadas por outros bombardeios recebidos pela Inglaterra no período do conflito.

Em geral, o V2 causaria uma cratera de 8 metros de largura e 1,5 de profundidade. Essa, todavia, tinha 10,5 metros de largura e 3 metros de profundidade, consideravelmente maior. 

A agência Research Resource, que pesquisa a ciência por trás da tecnologia usada nas armas alemãs, e está envolvida na escavação, pretende usar imagens em 3D para registrar as descobertas futuras no local.