Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

Loja em São Paulo causa polêmica ao importar bonecos de líderes nazistas

Mais lidas: Chegando a ultrapassar o valor de R$ 2 mil, os bonecos hiper-realistas tiveram o anúncio retirado de plataforma online

Wallacy Ferrari Publicado em 24/08/2022, às 15h42 - Atualizado em 28/08/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boneco de Adolf Hitler - Divulgação / 3R
Boneco de Adolf Hitler - Divulgação / 3R

Bonecos hiper-realistas dos líderes nazistas Joseph Goebbels e Adolf Hitler protagonizaram uma polêmica após serem anunciados pela loja Planet Movie Store, localizada em São Paulo; especializada em figuras de ação direcionadas a colecionadores, as peças reproduzindo feições, uniforme e até poses das figuras históricas ultrapassavam R$ 2 mil em anúncio no portal Mercado Livre.

Os itens, no entanto, não são produzidos no Brasil ou sequer comercializados por uma distribuidora com a licença da marca em terras tupiniquins. Quem fabrica os bonecos é a norte-americana 3R, que enaltece em seu portal que as figuras não tratam-se de apologias aos atos dos personagens.

A Planet Movie corrobora o posicionamento, acrescentando na descrição dos anúncios o seguinte comunicado: "Nosso produto é somente para fins históricos e educativos, e não se destina a glorificar, nem explorar os horrores e atrocidades da guerra", como informou o jornal O Globo.

Resposta da plataforma

Apesar da justificativa, o Mercado Livre proíbe tal tipo de anúncio sob a justificativa de que não é permitido produtos que "incitem o ódio ou pregam a violência e a discriminação". Dessa forma, o anúncio acabou sendo retirado e o vendedor notificado pela ocasião. Agora, o perfil deve passar por avaliação e poderá ser banido do site.