Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Lua de morango: veja como acompanhar o eclipse penumbral desta sexta-feira

O fenômeno poderá ser visto diretamente no céu de algumas regiões do Brasil ou por meio de uma transmissão online: confira

Vanessa Centamori Publicado em 05/06/2020, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da Lua - Divulgação
Imagem ilustrativa da Lua - Divulgação

No fim de tarde desta sexta-feira, 5, o céu nos presenteará com um espetáculo astronômico conhecido como Lua de Morango — um eclipse penumbral bastante especial com duração de 3 horas, 18 minutos e 13 segundos.

O acontecimento poderá ser visto em algumas regiões do Brasil, Europa, África, Ásia e Austrália. Pelo horário de Brasília, o ponto mais evidente do fenômeno será às 16h26, quando a Lua será 59% imersa na sombra umbral da Terra.

O horário em que ocorerá o ápice dificulta um pouco a visualização em boa parte do nosso país, mas algumas pessoas terão sorte: neste link você pode verificar se na sua cidade será possível enxergar o eclipse. 

Regiões do planeta onde estará visível o eclipse penumbral de hoje / Crédito: NASA

Será possível notar que a Lua estará com uma cor diferenciada — não com a coloração do morango, como o nome sugere, mas mais fumê (esfumaçada e mais próxima do cinza-escuro).

A nomenclatura Lua de Morango (Strawberry Moon) é dada, na verdade, apenas para marcar a primeira Lua cheia do mês de junho, que é quando ocorre o início da temporada de colheitas da fruta na América do Norte.

O espetáculo sazonal de hoje irá terminar às 18h04. Caso até o fim do fenômeno você não consiga ver a Lua, não se desanime. É possível também assistir ao show astronômico online, por meio do projeto europeu Telescópio Virtual 2.0. A transmissão começa às 16h (horário de Brasília) e mostrará a beleza desse ilustre acontecimento a partir de Roma, Itália.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/2ydRqJd

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/3cSYTMm

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/35dXFsD

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3daLeAH

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2YiGsge

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W