Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Universo

Lua de Sangue: Fenômeno será visto no Brasil neste domingo

Saiba como acompanhar o eclipse que acontecerá amanhã, 15

Fabio Previdelli Publicado em 14/05/2022, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de uma Lua de Sangue - Pixabay
Imagem de uma Lua de Sangue - Pixabay

Os amantes do céu e das estrelas podem comemorar: neste final de semana acontece o primeiro eclipse lunar do ano. A melhor parte de tudo isso é que nós brasileiros teremos uma visão privilegiada do fenômeno. 

O eclipse poderá ser visto por todo o nosso continente e também na América Central. Além disso, uma porção da América do Norte e da Antártica também poderão desfrutar um pouco do show que será proporcionado por nosso satélite natural.

Por aqui, bem no centro da zona de observação, a melhor hora para observar o eclipse será entre sua fase total, na madrugada de domingo para segunda-feira, dias 15 e 16, respectivamente, entre 00h30 e 1h50 (seguindo o horário de Brasília). 

Durante este período, aliás, a lua ganhará uma coloração avermelhada, daí o nome “Lua de Sangue”. O pico do fenômeno deverá ser alcançado por volta das 1h10, segundo relatado pelo UOL. 

O eclipse

Quando Lua, Terra e Sol se alinham, nesta ordem exata, acontece o que chamamos de eclipse; que se dá pois nosso satélite natural fica posicionado na chamada área de sombra da Terra. O fenômeno pode ocorrer de três maneiras: total, parcial (quando apenas parte da Lua é encoberta) ou penumbral (quando uma sobra diminui o brilho da Lua). 

O fenômeno de amanhã, 15, durará cerca de 5 horas ao todo — começando às 22h30 de domingo e terminando por volta de 3h50 de segunda-feira. Caso o céu esteja limpo o bastante, será possível acompanhar todas as fases da Lua sendo sobreposta pela sombra da Terra — onde ela escurecerá, ficará vermelha e depois voltará com seu brilho habitual.