Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Lula anuncia pré-candidatura durante evento de sindicalistas

"Estou me dispondo a voltar a ser candidato", disse o ex-presidente

Redação Publicado em 09/12/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-presidente Lula - Getty Images
O ex-presidente Lula - Getty Images

O ex-presidente Lula afirmou, na última quarta-feira, 8, que é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. O anúncio foi realizado durante seu discurso no encerramento do 9º Congresso da Força Sindical, evento que aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

“Eu estou me dispondo, depois de boas conversas com vocês [sindicalistas], a voltar a ser candidato. Porque só tem uma razão para eu voltar: que é fazer mais do que eu fiz nos meus dois mandatos”, declarou o ex-presidente.

De acordo com o G1, em seu discurso, que teve duração de 55 minutos, Lula criticou a gestão do presidente Jair Bolsonaro ao longo da pandemia, em especial a decisão de vetar a exigência do cartão de vacinação contra a Covid-19 para quem entrar no país.

“Se ele [Bolsonaro] não gosta dele, dos filhos dele, se eles não se respeitam, ele precisa criar responsabilidade e permitir que as pessoas sejam obrigadas a apresentar o cartão de vacinação para proteger a sociedade brasileira. (...) Afinal de contas, surgiu um vírus novo, que a gente não sabe a magnitude desse vírus”, declarou o petista referindo-se à variante ômicron do coronavírus.

O Bolsonaronão era obrigado a entender de Covid, como nenhum de vocês aqui era", disse Lula. "Mas quando a gente governa com responsabilidade é obrigado a se cercar de pessoas que sabem."

"Não era necessário ter acontecido mais de 600 mil mortes nesse país se ele tivesse criado um comitê de crise, ouvido os cientistas. Nós temos um presidente que faz festa de motocicleta quase todo santo dia, mas não teve coragem de visitar um hospital ou um funcionário do SUS que ajudou a salvar esse país", finalizou o ex-presidente.