Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Lula aparece com 48% das intenções de voto para 2022; Bolsonaro tem 21%

Ipec divulgou resultado da pesquisa na última terça-feira, 14

Isabela Barreiros Publicado em 15/12/2021, às 09h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando Lula e Bolsonaro - Divulgação / Instagram/ @lulaoficial/ Getty Images
Montagem mostrando Lula e Bolsonaro - Divulgação / Instagram/ @lulaoficial/ Getty Images

O ex-presidente Lula(PT) apareceu com 48% das intenções de voto para presidente em 2022, 27 pontos percentuais à frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) , com 21%. Os resultados são da pesquisa Ipec anunciada na última terça-feira, 14.

O petista ficou na frente em ambos os cenários propostos para os entrevistados e contou com mais que todas as intenções de voto dos outros possíveis candidatos somadas, como destaca o portal g1.

No primeiro cenário, Lula fica com 48%, enquanto Bolsonaro conta com 21% das intenções de voto. Eles são seguidos por Sergio Moro (Podemos), com 6%. Com um ponto percentual a menos, está Ciro Gomes (PDT), com 5%.

André Janones (AVANTE) e João Doria(PSDB) empatam com 2% neste cenário, enquanto Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35) e Simone Tebet (MDB) ficam com o mesmo percentual de intenção de voto, 1%.

Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe d’Ávila (NOVO), Leonardo Péricles (UP) e Rodrigo Pacheco (PSD) ficaram com 0%. Quanto aos brancos e nulos, 9% das pessoas registrou sua intenção e 5% disse que não sabia ou não respondeu em quem votaria.

No segundo cenário proposto, com menos candidatos, Lulaapareceu com 49% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 22%. Sergio Moro teve 8%, Ciro Gomes, 5% e João Doria 3%. A porcentagem para brancos/nulos foi 9% e quem não soube/não respondeu foi de 3%.

A pesquisa foi realizada entre 9 e 13 de dezembro com 2.002 pessoas em 144 municípios brasileiros. Ela não pode ser comparada com levantamentos anteriores pela diferença dos candidatos apresentados e tem 95% de confiança. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.