Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Lula comemora vitória do Partido Socialista português

O comunicado se deu através de sua conta oficial no Twitter

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/01/2022, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula em discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (2019) - Getty Images
Lula em discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (2019) - Getty Images

Com a previsão de uma eleição acirrada, entre o Partido Socialista (PS), de esquerda, e o Partido Social-Democrata (PSD), os resultados dos votos em Portugal foram revelados nesta segunda-feira, 31, e representaram uma surpresa, com grande vitória dos socialistas. Das 230 cadeiras no parlamento, o povo votou no PS para 117 delas.

Uma das faces da esquerda no Brasil, o ex-presidente e possível candidato à presidência, Lula, foi ao seu perfil no Twitter para parabenizar a vitória do Partido Socialista e seu primeiro-ministro, António Costa. As eleições legislativas foram antecipadas e, ainda assim, o PS foi vitorioso com maioria absoluta.

Em sua declaração, o político chamou o processo de uma ‘grande vitória’ e desejou sorte a António Costa, além de referir-se a Portugal como “nossa nação irmã portuguesa”.

Quero parabenizar o @psocialista [perfil do Partido Socialista] e o Primeiro-ministro @antoniocostapm [perfil do primeiro-ministro António Costa] pela grande vitória nas eleições em Portugal. Toda a sorte para o Primeiro-ministro na continuidade do trabalho que tem feito na nossa nação irmã portuguesa”, escreveu.

A grande vitória do Partido Socialista vai contra o que aconteceu em outras nações europeias, como Grécia ou França, nas quais a direita ganhou o maior número de votos. Além disto, com esta eleição, o PS português recebe a possibilidade de governar em maioria sozinho, sem nenhuma coalizão.