Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Para 51%: Lula é avaliado como o melhor presidente da História

Bolsonaro é visto como o pior para quase metade da população; veja os números!

Fabio Previdelli Publicado em 20/12/2021, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-presidente Lula - Getty Images
O ex-presidente Lula - Getty Images

Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, que foi divulgada no último domingo, 19, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi considerado o melhor presidente da História do Brasil para 51% dos entrevistados. 

Já o atual mandatário, Jair Bolsonaro, foi avaliado como o pior para 48% das 3.666 pessoas ouvidas em 191 cidades diferentes. A pesquisa aconteceu entre 13 e 16 de dezembro e possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

De acordo com o DataFolha, Bolsonaro foi escolhido como o melhor presidente da História apenas por 11% dos entrevistados (sendo o segundo lugar da lista), o que o coloca 40 pontos percentuais atrás do petista — que teve seu nome incluído na pesquisa pela primeira vez. 

Conforme aponta O Globo, Lula possui uma melhor avaliação entre moradores do Nordeste, desempregados e jovens de 16 a 24 anos, com uma taxa que varia entre 66% e 61%. Já entre os empresários, o petista e Bolsonaro possuem um empate técnico: 24% para o atual chefe de Estado e 22% para o ex-presidente. 

O apoio de Bolsonaro vem da classe que possui a renda mais alta do país — que recebe mais de dez salários mínimos por mês — com(19%); e também de grupos evangélicos, com o mesmo índice de aprovação.  

Completando a lista dos melhores presidente da História, de acordo com a pesquisa do DataFolha, estão Fernando Henrique Cardoso e Getúlio Vargas, empatados com 4% na terceira colocação; Juscelino Kubitschek aparece logo em seguida com 1% dos votos. 

Fecham a lista, em ordem de votação, José Sarney, Itamar Franco, João Baptista Figueiredo, Dilma Rousseff, Jânio Quadros e Tancredo Neves.