Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Lula é criticado por ex-embaixatriz da Ucrânia por comentários sobre a Guerra

Declaração feita em evento universitário ganhou grande repercussão e críticas

Redação Publicado em 06/04/2022, às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula falando em público - Getty Images
Lula falando em público - Getty Images

Os comentários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra na Ucrânia não foram bem aceitos pela ex-embaixatriz da nação no Brasil no período de 2012 até 2021.

Fabiana Tronenko publicou nas redes sociais um vídeo em que ele dá uma opinião sobre o conflito. Segundo ela, os comentários foram desrespeitosos.

Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do presidente (ucraniano) Zelensky! Liberdade, Democracia e vidas, não se resolvem em uma mesa de bar", escreveu.

O que disse Lula?

Fabiana é casada com o embaixador Rostyslav Tronenko e a crítica vem por ela entender que a maneira como Lula abordou a situação foi vergonhosa. O ex-chefe de Estado pede para que Vladimir Putin, atual presidente russo, Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, e outros líderes europeus se juntem em uma conversa de bar para uma conciliação.

"A quem interessa essa guerra? A razão dessa guerra, por tudo o que eu compreendo, que eu leio e que eu escuto, seria resolvida aqui no Brasil em uma mesa tomando cerveja. Teria resolvido aqui senão na primeira cerveja, na segunda; se não desse na segunda, na terceira; se não desse na terceira, até acabarem as garrafas a gente ia fazer um acordo de paz", disse o ex-presidente, em evento da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) na última quarta-feira.

Veja o vídeo: