Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Lula ironiza visita de Bolsonaro à Putin: “Parece até uma piada”

Segundo petista, o atual presidente ‘mentiu’ ao justificar visita como uma missão. “Até hoje a gente não sabe o que ele foi fazer lá”

Fabio Previdelli Publicado em 24/02/2022, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula em coletiva de imprensa (2021) - Getty Images
Lula em coletiva de imprensa (2021) - Getty Images

Horas após o presidente Vladimir Putin dar sinal verde para que o Exército russo invadisse a Ucrânia, o ex-presidente Lula recordou e ironizou a visita que Jair Bolsonaro fez à Putin há alguns dias. 

Parece até uma piada, o Bolsonaro foi lá dizendo que ia resolver a paz e agora eu acho que é importante mandar ele lá pra Ucrânia pra ver se ele consegue resolver o problema lá”, disse o petista, que poderá ser concorrente de Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais. 

“Como o Bolsonaro adora contar mentira, fazer fake news, ele foi lá e tentou passar pra sociedade que ele foi lá numa missão, ou seja, até hoje a gente não sabe o que ele foi fazer lá”, completou o petista, que foi entrevistado pela Rádio Luziânia.

O encontro com Putin

No último dia 16 de fevereiro, quarta-feira da semana passada, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com Vladimir Putinno Kremlin. Na ocasião, o brasileiro declarou que o Brasil é solidário à Rússia e que os dois países têm "muito a colaborar em várias áreas". 

Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Muito a colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que até mesmo essa passagem por aqui são o retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito com as nossas relações bilaterais", disse Bolsonaro.

De acordo com informações do portal de notícias G1, Putin respondeu o chefe de Estado afirmando que o Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia em toda a América Latina.

"Estamos retomando as relações que foram interrompidas pela pandemia. Os principais ministros do seu governo visitaram Moscou. Hoje [dia 16], foi realizado um encontro com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa. Trabalhamos ativamente nos fóruns internacionais", declarou o líder russo, segundo a fonte.

"É uma alegria recebê-lo e espero que nosso encontro seja produtivo. O Brasil é o principal parceiro comercial na região da América Latina. Bem-vindo", completou o presidente Putin.