Notícias » Brasil

Lula: “Vamos ter que regulamentar as redes sociais”, diz ex-presidente em entrevista

"No Brasil, nós temos um presidente que conta cinco mentiras por dia através das redes sociais”, disse o petista sobre Jair Bolsonaro

Fabio Previdelli Publicado em 20/11/2021, às 12h14

O ex-presidente Lula
O ex-presidente Lula - Getty Images

Em viagem à Europa, o ex-presidente Lula foi entrevistado pelo grupo Socialistas & Democratas, bloco político que faz parte do Parlamento Europeu. Na conversa, vinculada na última quinta-feira, 18, o petista afirmou que é preciso regulamentar as redes sociais para impedir que a "digitalização da sociedade seja usada para o mal".

O assunto começou quando o ex-presidente foi questionado sobre como a manipulação das redes sociais oferecia um risco para a democracia. Nesse momento, Luís Inácio citou a eleição de Donald Trump, em 2016, do qual atribuiu ter sido conquistada através de “um processo de mentiras”.

"No Brasil, nós temos um presidente que conta cinco mentiras por dia através das redes sociais. Isso não nega a democracia... Isso só alimenta a necessidade de vivermos mais democraticamente. Porque nós vamos ter que regulamentar as redes sociais", disse sobre Jair Bolsonaro

"Vamos ter que regulamentar a internet, vamos ter que colocar um parâmetro. Uma coisa é você utilizar os meios de comunicação para você informar, para você educar. Outra coisa é para fazer maldade. Outra coisa é para contar mentira. Para causar prejuízo à sociedade", completou. 

O petista encerrou o assunto dizendo que a regulamentação servirá para impedir que pessoas mal-intencionadas se tornem “donos da humanidade através da manipulação de algoritmos”.

A esquerda não tem que ter medo de debater esses temas, por mais difícil que pareçam. A solução é o debate”, concluiu.