Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Luzes noturnas em espiral surpreendem moradores da Nova Zelândia

O fenômeno foi visível na última noite de domingo, 19

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/06/2022, às 16h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias tiradas por neozelandeses - Divulgação/ Redes Sociais
Fotografias tiradas por neozelandeses - Divulgação/ Redes Sociais

Na última noite de domingo, 19, a população de certas partes da Nova Zelândia, país localizado na Oceania, foi surpreendido pela aparição de curiosas luzes em espiral no céu. 

O fenômeno, que levou alguns a especularem a respeito da presença de extraterrestes devido ao seu caráter incomum, pode ter uma explicação simples, segundo acredita o físico neozelandês Richard Easther.

Para o especialista, que dá aula na Universidade de Auckland, as luzes consistem de uma nuvem de detritos deixados para trás por um foguete que está de saída da atmosfera terrestre. 

Quando o propelente é ejetado, você tem o que é essencialmente água e dióxido de carbono – que forma brevemente uma nuvem no espaço que é iluminada pelo sol. A geometria da órbita do satélite e também a maneira como estamos sentados em relação ao Sol – essa combinação de coisas foi perfeita para produzir essas nuvens de aparência completamente maluca que eram visíveis da Ilha Sul", explicou ele, segundo apurado pelo The Guardian. 

SpaceX

O foguete responsável por criar essa nuvem espiralada tornada brilhante pelos raios solares teria sido o Globalstar, que foi lançado ao espaço pela SpaceX naquele domingo, ainda de acordo com a hipótese do cientista. 

A explicação, vale dizer, não deixou o fenômeno menos surpreende para aqueles que o testemunharam: 

“Parecia uma enorme galáxia espiral, apenas pendurada no céu e lentamente flutuando. Nenhum de nós tinha visto algo assim antes. Foi espetacular", afirmou Alasdair Burns, que trabalha como guia de observação de estrelas, ainda segundo o The Guardian.