Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

A madeira que revelou que os vikings estiveram na América do Norte bem antes de Colombo

Cientistas usaram método para estudar a radiação cósmica de pedaços de madeira do Canadá

Redação Publicado em 21/10/2021, às 11h59 - Atualizado em 11/06/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Costa em Anse aux Meadows, na ilha canadense de Terra Nova - Michel Rathwell via Wikimedia Commons
Costa em Anse aux Meadows, na ilha canadense de Terra Nova - Michel Rathwell via Wikimedia Commons

Uma equipe de pesquisadores liderada por Margot Kuitems, uma arqueóloga do Centro de Pesquisa Isotópica da Universidade de Groningen, na Holanda, e Michael Dee, professor de cronologia isotópica, conseguiu datar a presença breve de vikings em uma região do Canadá no ano de 1021, antes de Cristóvão Colombo, por meio do estudo da radiação cósmica em pedaços de madeira.  

O estudo, publicado na revista científica Nature em 2021, indica a existência de vikings em território norte-americano ao analisar pedaços de madeira da ilha canadense de Terra Nova, utilizando uma datação diferente e mais precisa do que a tradicional (feita estudando níveis de carbono-14), que tem uma margem de erro de 250 anos.

Margot Kuitems explicou, conforme repercutido pela AFP em 2021, que a antiga forma de datação é imprecisa por causa da sujeição constante do planeta Terra à radiação cósmica, "que produz continuamente carbono-14 na alta atmosfera".

O único local na América do Norte onde sabemos da presença de um assentamento viking continua sendo até hoje Anse aux Meadows, localizado em Terra Nova, onde esse estudo também foi conduzido.

O lugar se tornou um sítio arqueológico depois de um casal de exploradores noruegueses encontrar restos de uma vila viking na década de 1960.