Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Maior cometa já descoberto segue em direção à Terra

O Bernardinelli-Bernstein foi avistado pela primeira vez no ano de 2014

Redação Publicado em 06/10/2021, às 08h05 - Atualizado às 08h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bernardinelli-Bernstein - Divulgação / NOIRlab / NSF / AURA / J. Da Silva
Bernardinelli-Bernstein - Divulgação / NOIRlab / NSF / AURA / J. Da Silva

Um dos maiores cometas já avistados na história está vindo em direção ao nosso planeta, segundo astrônomos. De acordo com informações da BBC, o corpo celeste recém-identificado possui 150 km de diâmetro, sendo cerca de 31 vezes maior do que os cometas que costumam ser descobertos.

Conforme informou a fonte, o Bernardinelli-Bernstein, como foi nomeado (em homenagem aos cientistas que o detectaram), foi avistado pela primeira vez no ano de 2014. No entanto, foi somente agora que os pesquisadores conseguiram identificá-lo, uma vez que, a princípio, ele foi confundido com um planeta anão.

Um dos responsáveis pela descoberta do corpo celeste, Gary Bernstein, realizou a seguinte declaração sobre o tema: "Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece."

"Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos", acrescentou o cientista. A medida que o cometa for chegando mais próximo da Terra será possível analisá-lo com maiores detalhes e, assim, entender melhor sobre o processo de formação do sistema solar.