Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Maior cometa já observado está próximo da Terra

Com medidas impressionantes, o corpo rochoso chama atenção de pesquisadores sobre sua presença no Sistema Solar

Redação Publicado em 16/04/2022, às 08h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cometa - NASA / JPL
Imagem ilustrativa de cometa - NASA / JPL

Confirmado durante a última semana por um grupo de astrônomos da China e Estados Unidos, o maior cometa já observado na História está próximo da Terra; viajando no universo há mais de 1 milhão de anos, ao partir da Nuvem de Oort, seu impressionante tamanho já foi mensurado pela NASA e chamou atenção dos pesquisadores pela presença no Sistema Solar.

Estima-se que o corpo rochoso possua um núcleo de 136 quilômetros de diâmetro e uma massa equivalente a 500 trilhões de toneladas, o que equivaleria a 15 montes Everest em âmbito comparativo. Contudo, ainda não há certeza se trata-se de um corpo unicamente rochoso ou uma formação de gelo.

Intitulado como 'Bernardinelli-Bernstein', ele contou com o brasileiro Pedro Bernadinelli em sua descoberta no ano de 2014, que junto ao americano Gary Bernstein, dão nome ao cometa. Agora, foi possível estimar que, apesar de próximo, com previsão de se aproximar ainda mais em 2031, ele viaja a mais de 35 mil km/h, devendo também passar pelas órbitas de Saturno e Urano.

Dada a velocidade e distância, os astrônomos da nova pesquisa asseguram que não há risco aparentee de entrada do cometa na atmosfera terreste, como apontou o portal Exame.