Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Maior iceberg do mundo é fotografado por militares ingleses; confira!

O pedaço de gelo do tamanho de uma ilha se desprendeu da Antártida em 2017 — e tem feito uma jornada pelos oceanos desde então

Ingredi Brunato Publicado em 05/12/2020, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea do iceberg - Divulgação/ BFSAI / CORPORAL PHILIP DYE
Fotografia aérea do iceberg - Divulgação/ BFSAI / CORPORAL PHILIP DYE

Em um voo recente das Forças Armadas Britânicas foram feitas novas imagens do A68a, maior iceberg do mundo. Ele estava flutuando na porção sul do Oceano Atlântico, próximo ao leste da Argentina. 

O iceberg, que se desprendeu da Antártida em 2017, está viajando rumo à ilha Geórgia do Sul, onde especialistas observam a possibilidade dele se prender ao território, afetando o ecossistema marinho da região. 

Fotografia do iceberg / Crédito: Divulgação/ BFSAI / CORPORAL PHILIP DYE

Atualmente, o A68a tem a impressionante extensão de 42 mil quilômetros quadrados, todavia já é possível identificar inúmeros blocos se soltando do iceberg maior, o que pode oferecer riscos aos navios passando pela região dependendo do tamanho desses fragmentos de gelo desgarrados. 

Ainda existem túneis se formando sob a superfície do iceberg, que tem um comprimento de cerca de 30 metros para fora da água, e mais 200 metros submersos. 

Os militares ingleses sobrevoaram o pedaço de gelo flutuante para poder monitorar sua trajetória e mudanças, algo que precisará continuar sendo feito no futuro.

Fotografia de um dos túneis que começou a aparecer sob o iceberg / Crédito: Divulgação/ BFSAI / CORPORAL PHILIP DYE

Fotografia mostrando os blocos de gelo desgarrados / Crédito:Divulgação/ BFSAI / CORPORAL PHILIP DYE