Notícias » Alemanha

Maior meteorito da Alemanha é descoberto após passar décadas em quintal

O dono da residência localizou o corpo celeste em 1989 no jardim, mas não fez questão de mover o pesado objeto até 2015, quando guardou em um porão

Wallacy Ferrari Publicado em 22/07/2020, às 13h10

O meteorito localizado na Alemanha
O meteorito localizado na Alemanha - Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrt

Em 1989, um proprietário de uma residência com um extenso jardim notou uma estranha pedra no quintal. Ao notar o peso e tamanho imensos, desistiu de locomover o objeto para fora da casa ou para armazenar em algum cômodo.

Por lá a rocha ficou durante quase três décadas. Em 2015, o homem concluiu que o estranho objeto ocupava muito espaço no jardim, o guardando em um armário no porão.

Em 2020, o morador se incomodou novamente com o espaçoso item e decidiu se livrar de uma vez por todas. Ao notar a presença de ferro, acreditou que o item poderia se tratar de um meteorito, notificando o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Ainda em janeiro, o objeto passou por três testes em laboratórios da agência, confirmando a origem extraterrestre do item. Agora, os especialistas realizam análises para descobrir em que momento da história o meteorito atingiu a Terra.

De acordo com o especialista em corpos celestes do DLR, Dieten Heinlein, o achado possui uma massa de 30,2 quilos com 28 metros de comprimento, 25 metros de largura e 20 metros de altura, sendo o maior meteorito já encontrado no país germânico. Em homenagem ao município da descoberta, a rocha foi nomeada como Blaubeuren.

Antes da nova descoberta, um meteorito descoberto em 1949, apelidado como Benthullen, era o maior já encontrado na Alemanha, pesando mais de 17 quilos.