Notícias » Reino Unido

Caçador de tesouros encontra maior pepita de ouro da Grã-Bretanha

O homem encontrou as peças separadamente, mas percebeu que elas eram apenas uma só e pesavam, juntas, 121,3 g

Isabela Barreiros Publicado em 04/12/2019, às 09h00

A maior pepita de ouro da Grã-Bretanha
A maior pepita de ouro da Grã-Bretanha - Lee Palmer

Considerada a maior pepita de ouro da Grã-Bretanha, a valiosa peça foi encontrada por um caçador de ouro não identificado em um rio da Escócia. Pesando 121,3 g no total, os dois pedaços foram localizados  separadamente mas unidos pelo explorador.

Com 22 quilates, o maior pedaço, de 89,6 g foi descoberto primeiro e, pouco tempo depois, o britânico responsável pelo achado avistou outro fragmento menor de ouro, pesando 31,7 g.

Ela foi encontrada por meio da técnica nomeada “sniping”, na qual as pessoas ficam de bruços em um rio, usando um snorkel para tentar observar o que há em baixo da água.

Crédito: Lee Palmer

 

“Esta é agora a maior pepita existente no Reino Unido. Quando você olha para ele, é em forma de rosca, mas não há impurezas, é apenas uma pepita de ouro puro com cerca de 22 quilates”, explicou Lee Palmer, autor do livro Ocorrências de Ouro no Reino Unido.

Ainda segundo o especialista, “o buraco no meio pode ter sido causado por um golpe de uma rocha ou geleira”. Outra possibilidade é que pessoas da Idade do Ferro tenham quebrado a pepita utilizando chifres de animais.