Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Comportamento

Maioria dos brasileiros com 18 anos ou mais se autodeclaram héteros

Pesquisa realizada pelo IBGE afirma que 95% da população se diz heterossexual

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 25/05/2022, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de multidão - Foto de Mylene2401 no Pixabay
Imagem ilustrativa de multidão - Foto de Mylene2401 no Pixabay

Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que 94,8% das pessoas de 18 anos ou mais, no país, se declaram heterossexuais. Os resultados foram divulgados nessa quarta-feira, 25.

Os dados foram levantados em um módulo inserido na PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), realizada em 2019, em parceria com o Ministério da Saúde. A pesquisa foi realizada em 108 mil domicílios, por amostragem probabilística. 

O levantamento a respeito da orientação sexual autodeclarada, também revelou que, 1,13% se disse homossexual e 0,69%, bissexual. Cerca de 2,3% escolheram não responder, outros 1,1% disseram que não sabiam e 0,1% afirmaram que têm outra orientação sexual.

A pesquisa ofereceu 6 opções de resposta: heterossexual, homossexual, bissexual, outra, não sabe e recusou-se a responder. Segundo a PNS, em 2019 haviam 159,2 milhões de pessoas acima de 18 anos no país. Desse modo, a pesquisa mostra 1,1 milhão de bissexuais, 1,8 milhão de homossexuais e 150,8 milhões de heterossexuais.

Não houve coleta a respeito da identidade de gênero da população. 

Perfil dos entrevistados 

Do total de 1,1 milhão de pessoas autodeclaradas como bissexuais, a maioria são mulheres, representando 65,6%. Homens constituem o maior percentual de pessoas autodeclaradas homossexuais, constituindo 56,9%.

Observou-se que, a faixa etária e o nível de instrução dos entrevistados, influenciaram os resultados. Entre 18 e 29 anos, 4,8% se declararam homossexuais ou bissexuais. Enquanto que apenas 0,2% entre os que têm 60 anos ou mais. Pessoas com nível superior completo, representam 3,2% de homossexuais ou bissexuais. Entre aqueles sem instrução ou que possuem fundamental incompleto, o percentual é de 0,5% e representam a maioria entre os que se recusaram ou que não sabiam responder.