Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Império Romano

Mais de 60 ocupações do exército romano são encontradas na Espanha

Com a ajuda de uma tecnologia de sensoriamento remoto, pesquisadores foram capazes de identificar acampamentos de mais de mil anos

Alana Sousa Publicado em 23/12/2020, às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de um exército - Divulgação
Imagem meramente ilustrativa de um exército - Divulgação

Nesta quarta-feira, 23, foi publicada na revista Geosciences uma descoberta importante sobre o Império Romano. Em províncias da Espanha, foram encontrados vestígios de 66 acampamentos utilizados pelo exército de um dos mais influentes impérios da Antiguidade.

A pesquisa, feita a partir de uma tecnologia de sensoriamento remoto, conseguiu mostrar que a presença dos soldados romanos na região de León, Palencia, Burgos e Cantabria, próximo a margem do Rio Douro, era muito maior que antes pensado pelos estudiosos.

“Os restos são dos acampamentos temporários que o exército romano montou ao se deslocar em território hostil ou ao realizar manobras em torno de suas bases permanentes. Eles revelam a intensa atividade romana na entrada da Cordilheira Cantábrica durante a última fase da conquista romana da Hispânia”, disse João Fonte da Universidade de Exeter, um dos responsáveis pelo artigo.

Esses locais eram usados como estratégia para a expansão do território, principalmente para explorar recursos naturais, como o ouro. Os acampamentos eram utilizados para abrigo e treinamento de oficiais do exército da Roma antiga, que atuaram na batalha de conquista da Península Ibérica.

As evidências, ainda que existentes, são quase invisíveis a olho nu, isso pois, as ocupações eram temporárias e não deixavam muitas marcas no solo. Então, a tecnologia conseguiu escanear a superfície e criar modelos tridimensionais que foram mais fáceis para serem analisados pelos pesquisadores.

Sobre a Roma Antiga 

A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).

O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.