Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Internet

Mais de 8 bilhões de senhas são expostas em possível maior vazamento da história

Um arquivo de 100 GB foi publicado em um fórum de hackers, segundo site especializado em cibersegurança

Redação Publicado em 09/06/2021, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de monitor com programação - Pixabay
Imagem ilustrativa de monitor com programação - Pixabay

Um grande vazamento de dados, que está sendo considerado como o maior de toda a história, foi relatado pelo site especializado em segurança Cyber News. De acordo com informações do Uol, mais de 8,4 bilhões de senhas podem ter sido publicadas na internet.

Um arquivo de texto de 100 GB teria sido publicado em um fórum de hackers, segundo o portal. O responsável pelo vazamento escreveu que existiam 82 bilhões de senhas no documento, mas, ao final, percebeu-se que eram 8,4 bilhões.

O Cyber News ainda aponta que esse vazamento pode estar ajudando a criar uma lista que facilitaria ataques cibernéticos. Por exemplo, quem utiliza a mesma senha em diferentes contas pode sofrer com ataques simultâneos. 

Na publicação, os especialistas afirmam: "Como a maioria das pessoas reutiliza suas senhas em vários aplicativos e sites, o número de contas afetadas por invasões de credenciais e ataques de pulverização de senhas após esse vazamento pode chegar a milhões, senão bilhões”.

As senhas teriam sido obtidas ao longo de inúmeros anos, contando com informações de outros episódios similares de vazamentos de dados. Atualmente, o documento conta com senhas entre seis e 20 caracteres e sem espaços em branco.

Muitos especialistas estão considerando este como o maior vazamento de dados da história. Ele recebeu o nome de “RockYou2021”, fazendo referência a outro caso de 2009, quando cerca de 32 milhões de senhas ficaram circulando na internet no incidente conhecido como “RockYou”.