Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Mais de R$102: preço do botijão de gás excede média do país

Ultrapassando o valor da média nacional, o botijão de gás é um dos produtos afetados na crise de inflação atual

Redação Publicado em 23/11/2021, às 15h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativas de botijões de gás GLP - Reprodução / Youtube (CNN Brasil Business)
Imagem ilustrativas de botijões de gás GLP - Reprodução / Youtube (CNN Brasil Business)

Nesta última segunda-feira, o presidente da República atual, Jair Bolsonaro, sancionou uma lei que permite a existência de um vale-gás, que irá cobrir metade do preço de botijões de gás para famílias de baixa renda — que estiverem inscritas no Cadastro Único e tiverem renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

Em comparação, a crise de inflação pela qual o Brasil passa nos últimos meses está impactando fortemente a venda deste produto e aumentando seu preço médio de forma extrema. 

Segundo uma pesquisa e cobertura da CNN Business Brasil, o valor médio do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP) de treze quilos ultrapassou os R$102,00, que era o preço da média nacional. 

O comportamento de aumento dos valores foi observado em vinte e cinco das vinte e sete unidades federais brasileiras, com base no Sistema de Levantamento de Preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Chegando em até 140 reais, no estado do Mato Grosso, a inflação do preço do botijão de gás impacta diretamente as famílias brasileiras, que em sua maioria utilizam o GLP para cozinhar, principalmente.