Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Mais uma ‘caixa misteriosa’ é encontrada no Arquipélago de Abrolhos, na Bahia

Objetos vêm sendo descobertos no litoral do Nordeste desde 2018

Isabela Barreiros Publicado em 03/11/2021, às 08h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Caixa misteriosa" encontrada na Bahia - Divulgação/TV Bahia
"Caixa misteriosa" encontrada na Bahia - Divulgação/TV Bahia

Mergulhadores do projeto Coral Vivo foram responsáveis por descobrir mais uma “caixa misteriosa” nas proximidades da Ilha Siriba, no Arquipélago de Abrolhos, localizada na região sul da Bahia, no último domingo, 31.

Os especialistas informaram que o objeto se parece com os fardos de borracha que vêm sendo encontrados no litoral do Nordeste desde 2018. No litoral baiano, caixas foram encontradas nas praias do Flamengo, Amaralina e nas regiões de Jauá, Costa do Sauípe e metropolitana.

A nova caixa foi retirada do mar pelos mergulhadores após muita dificuldade, por meio de roldanas e botes infláveis, como informou o g1. O material foi armazenado em um local seguro e deverá ser submetido a perícia e pesquisas. 

Fardo de borracha sendo retirado do mar por mergulhadores / Crédito: Divulgação/TV Bahia

O surgimento das caixas no litoral brasileiro se tornou um mistério que foi solucionado com uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que descobriram sua origem.

Os primeiros materiais, que começaram a aparecer em 2018, eram fardos de borracha que se soltaram do SS Rio Grande, um navio alemão nazista que naufragou perto do Brasil em 1944. 

Já as caixas mais recentes pertenciam a outra embarcação. Trata-se de um segundo navio nazista, o MV Weserland, que contava com uma grande quantidade de fardos e ideogramas em japonês, do tipo kanji.

Entenda mais sobre a origem dessas caixas por meio desta reportagem do site Aventuras na História.