Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Mamilos? Figurinista de ‘Batman e Robin’ explica detalhe polêmico de uniformes

Designer revelou ainda como foi a decisão para o traje da Batgirl de Alicia Silverstone

Redação Publicado em 08/06/2022, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uniformes polêmicos de “Batman e Robin” (1997) - Divulgação/Warner Bros.
Uniformes polêmicos de “Batman e Robin” (1997) - Divulgação/Warner Bros.

O figurinista de “Batman Eternamente” (1995) e “Batman e Robin” (1997) explicou o motivo por trás dos mamilos presentes nos uniformes de Batman e Robin nos dois filmes, que acabaram se tornando um marco na cultura pop.

No filme de 1995, o protagonista foi vivido por Val Kilmer e seu uniforme acabou não tendo tanta repercussão negativa quanto a sequência de 1997, quando o homem-morcego foi interpretado por George Clooney e teve seu traje ridicularizado à exaustão.

Com Kilmer, os mamilos foram uma daquelas coisas que eu adicionei”, explicou o designer de figurino Jose Fernandez à Mel Magazine. "Não era fetiche para mim, era mais informado por armaduras romanas — como Centuriões”, completou.

"E, nos quadrinhos, os personagens sempre pareciam nus com tinta spray — era tudo sobre anatomia, e eu gosto de utilizar isso. Não sei exatamente onde minha cabeça estava naquela época, mas é o que eu lembro. E assim, adicionei os mamilos. Não tinha ideia de como acabaria nesse burburinho todo”, completou.

Fernandez contou, no entanto, que queria tirar os mamilos dos uniformes para o próximo longa do Batman, mas acabou seguindo com a característica porque o diretor, Joel Schumacher, queria, segundo a Rolling Stone Brasil.

"Bem, no primeiro, eles eram apenas uma pequena gota de argila. Foi sutil — foi um pontinho. Mas, para Batman e Robin, JoelSchumacher amou os mamilos, então ele disse: 'Vamos mostrá-los’”, relembrou.

Ele continuou: “Schumacher os queria afiados, com pontas. Eles também foram circulados, tanto externos quanto internos — tudo foi transformado em uma característica do traje. Então nós os afiamos, os circulamos e tudo ficou meio ridículo no final das contas”.

O caso da Batgirl

A Batgirl de Alicia Silverstone, no entanto, não contou com os polêmicos mamilos em seu traje e isso aconteceu depois de uma decisão bem simples para os produtores: o uniforme havia ficado “um pouco obsceno”.

"Com Alicia Silverstone, eles queriam mamilos nela também. Disseram: 'Se os caras têm mamilos, as meninas devem ter mamilos também’. Após eu esculpir, todo mundo percebeu, talvez não. Foi um pouco obsceno, então tiramos os mamilos”, explicou Fernandez.