Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Barão do Rio Branco

Mapa do século 18 é encontrado em biblioteca de Petrópolis

A valiosa peça teria pertencido ao Barão do Rio Branco

Luisa Alves, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 19/05/2022, às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mapa que foi encontrado - Divulgação/ Prefeitura de Petrópolis
Mapa que foi encontrado - Divulgação/ Prefeitura de Petrópolis

Um mapa do século 18 foi encontrado pela equipe de salvamento e conservação da Biblioteca Municipal 'Gabriela Mistral', em na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Foram iniciadas ações de limpeza emergenciais, após um temporal em fevereiro deste ano, que resultou em mais de 200 mortes na região. 

Historiadores, especialistas em conservação de documentos, funcionários e pessoas que frequentam a biblioteca, realizam tarefas como limpeza, secagem e organização dos livros e documentos, em uma força-tarefa emergencial. 

"Após resgatarmos os materiais da inundação no andar térreo, estamos trabalhando na limpeza, conservação curativa e iniciando os trabalhos de restauração. Na reorganização do acervo, acabamos realizando descobertas que estavam fora do catálogo. Em breve, tudo isso estará novamente à disposição do público", disse, Diana Iliescu, presidenta do Instituto Municipal de Cultura ao site da Folha de São Paulo.

As instituições envolvidas no resgate são, o Arquivo Nacional, o Museu Imperial, a Fiocruz, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região e o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj).

A cartografia histórica encontrada, possui informações sobre as movimentações da Coroa Portuguesa e da Espanha durante a Guerra Guaranítica. E existe a suspeita de que o documento tenha pertencido ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. 

Atingindo oito mil exemplares presentes na biblioteca, a inundação chegou a 1,60 metros, o que fez com que alguns materiais fossem contaminados por fungos. São necessários cuidados através do uso de luvas e máscaras por parte da equipe de recuperação.

Outros documentos resgatados

De acordo com a prefeitura, a biblioteca é considerada a terceira maior do estado do Rio de Janeiro. Foi fundada em 1871, possuindo um acervo com 150 mil volumes. Além de outros mapas e livros históricos, foram localizados também, um mapa da Europa em alemão e uma coleção de documentos que mostra a disputa entre Portugal e Inglaterra pela Guiana Inglesa.