Notícias » Segunda Guerra

Marinha Real britânica detona mina alemã da 2ª Guerra Mundial encontrada por pescador

De acordo com as autoridades, o artefato continha 350 kg de explosivos e estava intacto desde a década de 1940

Wallacy Ferrari Publicado em 05/12/2020, às 13h45

Mina encontrada por pescadores
Mina encontrada por pescadores - Royal Navy

Enquanto realizava uma coleta com rede de arrasto na Escócia, uma embarcação de pescadores se deparou com uma surpreendente mina alemã da Segunda Guerra Mundial. De formado esférico, o perigoso item apresentava um aterro explosivo intacto, podendo ser acionada a qualquer momento.

Sabendo disso, o Grupo de Mergulho do Norte da Marinha Real se mobilizou para realizar uma implosão segura do item histórico, de maneira que não prejudicasse a região costeira. Após uma análise do Tenente Comandante do grupo, Mark Shaw, a melhor alternativa foi devolver a mina para a água e induzir a explosão.

"A partir das fotos iniciais, fomos capazes de identificar facilmente o tipo de mina e determinar de maneira importante que o aterro de explosivo estava intacto e, portanto, apresentava um perigo significativo. [...] Realizar uma explosão controlada é a única maneira segura de lidar com eles e neutralizar o perigo", disse Mark para a BBC.

A detonação ocorreu na última quinta-feira, com a operação completamente documentada em vídeo — inclusive no momento da explosão, quando criou-se uma grande coluna d’água. “Em todos os momentos, o incidente foi tratado a fim de minimizar o risco para o público”, concluiu Mark.