Notícias » Japão

Máscara brilha no escuro ao entrar em contato com Covid-19

A peça foi criada por pesquisadores japoneses, com base em anticorpos do vírus

Penélope Coelho Publicado em 10/12/2021, às 09h43

Máscara especial que brilha no escuro ao ser exposta à Covid-19
Máscara especial que brilha no escuro ao ser exposta à Covid-19 - Divulgação/Kyoto Prefectural University

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, desenvolveram uma máscara especial que quando exposta ao novo coronavírus brilha no escuro.

O acessório deve ser testado em maio de 2022, durante um festival de música eletrônica em Tóquio. Entretanto, a empresa desenvolvedora espera autorização dos órgãos governamentais para comercialização do produto.

Segundo informações publicadas pelo portal de notícias Olhar Digital, a máscara tem como objetivo identificar com maior facilidade se uma pessoa que usa o acessório está infectada com o vírus.  

De acordo com a reportagem, para chegarem ao resultado que brilha no escuro, estudiosos usaram ovos de avestruz, já que a espécie produz uma série de anticorpos que combatem o novo coronavírus.

Com o uso de um filtro de máscara especial, ao entrar em contato com os anticorpos que foram extraídos das aves, áreas da peça que demonstram contaminação brilham.

“Podemos produzir anticorpos em massa de avestruzes a um custo baixo. No futuro, quero transformar isso em um kit de teste fácil que qualquer pessoa possa usar”, afirmou o líder da pesquisa, Yasuhiro Tsukamoto.