Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Torre Eiffel

Medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris terão pedaços da Torre Eiffel

Nesta quinta-feira, 8, organizadores dos Jogos Olímpicos anunciaram as medalhas que serão recompensadas aos atletas; veja!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 08/02/2024, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torre Eiffel - Getty Images
Torre Eiffel - Getty Images

Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto acontecem os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nesta edição da competição, os atletas poderão levar um pedacinho da França para casa, conforme noticiou a Reuters. 

Acontece que, nesta quinta-feira, 8, os organizadores do evento anunciaram as medalhas que serão recompensadas aos atletas. Elas contêm, em formato de hexágono, fragmentos da icônica Torre Eiffel.

+ A mulher que diz ter casado com a torre: Conheça Erika La Tour Eiffel

Segundo Thierry Reboul, diretor de criação da Paris 2024, a ideia era vincular os Jogos Olímpicos aos símbolos da França. "O símbolo absoluto de Paris e da França é a Torre Eiffel".

É a oportunidade para os atletas levarem um pedaço de Paris com eles", prosseguiu. 

As medalhas

As medalhas que serão entregues aos atletas possuem fichas hexagonais — que remetem ao formato da França — de 18 gramas de ferro extraídos de reformas anteriores da Torre Eiffel. Esses fragmentos, que foram projetados pela joalheria Chaumet, ficaram guardados por anos em um depósito de localização desconhecida. 

Medalha dos Jogos Olímpicos da França 2024 - Getty Images

As 5.084 medalhas foram feitas pela casa da moeda francesa. Cada pedaço hexagonal, que fica no centro das medalhas, é rodeado por ranhuras que lembram raios de sol — idealizados a partir do desenho de uma tiara que consta nos arquivos da joalheria. 

Já no verso de cada medalha, aponta a Reuters, existe a figura da deusa grega da vitória, Niké, junto de uma Acrópole; já a Torre Eiffel aparece do outro lado da medalha.