Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Médica brasileira lança obra emocionante sobre cotidiano no SUS

Pacientes que curam, de Julia Rocha apresenta relatos de personagens tocantes que conheceu ao longo de sua carreira

Victória Gearini Publicado em 28/01/2021, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Por meio de relatos emocionantes, o livro Pacientes que curam, da médica brasileira Julia Rocha, apresenta o dia a dia da autora no SUS (Sistema Único de Saúde brasileiro). Há dez anos a escritora trabalha no local, onde presenciou inúmeras histórias tocantes. 

Desde episódios ocorridos durante seus plantões, passando por casos que vivenciou em seu consultório na UPA (Unidade Básica de Saúde) até visitas à pacientes em casa, a médica revela os momentos mais emocionantes de sua carreira. 

[Colocar ALT]
Pacientes que curam, de Julia Rocha / Crédito: Divulgação / Civilização Brasileira

Ao mesmo tempo, o livro traça um retrato fiel das periferias brasileiras, apresentando um cenário universal, com questões sensíveis e humanitárias. A obra aborda, ainda, assuntos mais profundos, como o direito ao trabalho, à moradia digna, à comida e à educação. Contudo, faz uma importante reflexão sobre o descaso do Estado em garantir esses direitos básicos à população em zona de vulnerabilidade social. 

Criado em 1986, o SUS é o resultado da luta incansável de diversos movimentos sociais que ainda hoje lutam pelos direitos humanos. Portanto, o acesso à saúde é dever do Estado garantir a todos os cidadãos brasileiros.

Reconhecido internacionalmente e amplamente elogiado, este sistema de saúde engloba políticas públicas que devem fornecer programas de assistência gratuitos à população, visando combater a desigualdade social eminente no país. 

Lançada pela editora Civilização Brasileira, a obra de Julia Rocha apresenta histórias envolventes e emocionantes, como as de Juliana e Juraci que sofriam com uma das piores doenças da humanidade: o racismo e a escravidão. Além disso, conta a saga de Ruth, uma paciente que na busca por remédios para dormir acaba revelando a opressão gerada pelo machismo. 

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, Pacientes que curam, conta a trajetória de outros personagens, que exemplificam a realidade do sistema de saúde brasileiro. Em suma, este livro é essencial para quem anseia pela mudança das desigualdades eminentes no país.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Pacientes que curam, de Julia Rocha (2020) - https://amzn.to/2KWF4vk

Legislação do SUS Comentada e Esquematizada, de Natale Oliveira De Souza (2019) - https://amzn.to/3puH2Sz

Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS, de Nísia Trindade Lima, Silvia Gerschman, Flavio Coelho Edler e Julio Manuel Suárez (2005) - https://amzn.to/39s0Ss5

O que é o SUS, de Jairnilson Paim (2009) - https://amzn.to/2L1AoV8

O trauma na pandemia do Coronavírus, de Joel Birman (2020) - https://amzn.to/2YhjPaK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W