Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Memórias de uma investigação: Sonda da NASA tira "selfie" em Marte

O Mars Curiosity está tentando descobrir se existe vida no planeta vermelho, mas mas em meio à missão também tirou uma foto como lembrança da viagem. Confira!

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 04/04/2021, às 11h00 - Atualizado às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de Marte - Divulgação/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de Marte - Divulgação/Pixabay

Recentemente, a NASA publicou uma foto curiosa tirada por uma de suas sondas, o rover Mars Curiosity. Trata-se de uma curiosa selfie, em que é possível ver tanto o equipamento da agência espacial, quanto a paisagem estonteante de Marte ao fundo. 

Na fotografia ainda é possível identificar o "Mont Mercou”, uma formação rochosa marciana nomeada em homenagem a uma semelhante localizada na França

"Missões de superfície atribuem apelidos a pontos de referência para fornecer aos membros da equipe da missão uma maneira comum de se referir a rochas, solos e outras características geológicas de interesse”, escreveu a agência em um comunicado repercutido pelo site Live Science. 

Vale destacar que a selfie do rover não foi tão fácil de se fazer quanto parece: ele tirou onze fotos de si mesmo, e 60 fotos da superfície marciana. O conjunto de imagens, então, foi posteriormente combinado para formar o produto final publicado pela NASA. 

A missão do Mars Curiosity é descobrir se existe ou se já existiu qualquer tipo de vida no planeta vermelho. E, para realizar sua tarefa, a sonda está documentando os diversos ambientes que podem ser encontrados em Marte.

"Selfie" da sonda da agência espacial / Crédito: Divulgação / NASA

Sobre astronomia 

A astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes e os fenômenos que ocorrem no espaço sideral. Como o Universo intriga a humanidade desde os tempos remotos, o interesse pela astronomia já era presente na cultura de diversas civilizações antigas. 

Alguns dos maiores mistérios ainda não revelados pela ciência pertencem a esse campo de conhecimento. Perguntas de implicações existenciais como "Existe vida fora da Terra?" e "Como se formou tudo que conhecemos?" compelem astrônomos em suas pesquisas.