Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Machado de Assis

'Memórias Póstumas' e outros: saiba onde encontrar clássicos para ler gratuitamente

Livro apontado por influenciadora como o melhor que ela já leu na vida, está disponível em biblioteca digital gratuita; saiba mais!

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/05/2024, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Volume de Memórias Póstumas dedicado à Fundação Biblioteca Nacional pelo próprio Machado de Assis - Wikimedia Commons/Domínio Público/Academia Brasileira de Letras
Volume de Memórias Póstumas dedicado à Fundação Biblioteca Nacional pelo próprio Machado de Assis - Wikimedia Commons/Domínio Público/Academia Brasileira de Letras

Um grande clássico da literatura brasileira, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do aclamado escritor Machado de Assis, recentemente viralizou no TikTok. Tudo começou quando Courtney Henning Novak, uma influenciadora americana, compartilhou uma análise da obra em seu perfil, elogiando o livro publicado em 1881.

O livro, que foi apontado pela influenciadora como o melhor que ela já leu, está disponível na BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras.

A plataforma

Para utilizar o serviço, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias.

A BibliON, vale destacar, permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições.

Além disso, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. O sistema de busca também permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título - ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.