Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Menino de 12 anos encontra cabeça de maça medieval na Polônia

Descoberta na comuna de Wilków, na Polônia, antiga maça medieval foi encontrada em meio a destroços de um projeto de construção

Redação Publicado em 14/12/2023, às 10h49 - Atualizado às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de antiga cabeça de maça descoberta na Polônia - Reprodução/Facebook/Lubelski Wojewódzki Konserwator Zabytków
Imagens de antiga cabeça de maça descoberta na Polônia - Reprodução/Facebook/Lubelski Wojewódzki Konserwator Zabytków

Em meio aos destroços de um projeto de construção em frente a casa de seus pais, o pequeno Witold Bołtuć, de apenas 12 anos, realizou um achado surpreendente em Wilków, na Polônia. Ao ver um objeto estranho na terra, aproximou-se, o pegou e, posteriormente, aquilo se revelaria uma cabeça de maça medieval.

Segundo o Conservador Provincial de Monumentos de Lublin, em publicação no Facebook, Bołtuć reconheceu corretamente o "caráter histórico" do objeto. "Os pais do menino relataram imediatamente a descoberta à Universidade de Lublin", continua.

A maça, por sua vez, possui cerca de sete centímetros de comprimento, sendo fundida em bronze, de acordo com o All That's Interesting. Fora a ação do tempo, ela ainda apresenta desgastes consideráveis em sua forma, mas ainda não foi concluído como ela pode ter sido utilizada no passado: "É difícil avaliar se os danos foram causados ​​como resultado dos combates, ou talvez tenham sido usados… como martelo", pontua a instituição de conservação.

+ Cabeças de machado da Idade do Bronze são descobertas na Polônia

Origem

Os investigadores também descrevem que a maça provavelmente se originou entre os séculos 12 e 14, sendo armas bem populares na Europa Oriental, especialmente na atual Ucrânia, nesta época, conforme relata a Rádio Polskie. Na região, as maças eram vistas não só como eficientes armas de combate, mas também como símbolos de poder e prestígio.

Maça da Assembleia Nacional de Belize / Crédito: Foto por 總統府 pelo Wikimedia Commons

A origem geográfica do artefato, porém, é mais difícil de se apontar; porém, os investigadores sabem ao menos como ela chegou até Wilków. Ainda no Facebook, explicam que ela foi recolhida em Kłodnica — a pouco mais de 300 quilômetros de distância de onde foi encontrada — junto a um monte de terra destinado a fortificar a entrada de automóveis do celeiro da família Bołtuć.

Vale mencionar que Kłodnica fica próximo a dois assentamentos medievais, um na própria região, ocupado por volta do século 11, e outro nas proximidades de Żmijowiska, da mesma época.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!