Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irlanda

Menino encontra barco de 4 mil anos em lago na Irlanda

Cathal McDonagh, de 12 anos, brincava perto de sua casa quando, sem querer, esbarrou no artefato milenar

Alana Sousa Publicado em 07/07/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família com o barco encontrado no lago - Divulgação
Família com o barco encontrado no lago - Divulgação

Um garoto de 12 anos chamado Cathal McDonagh decidiu ignorar seus deveres escolares por um dia e ir brincar perto de sua casa. Nessa jornada nenhum um pouco incomum acabou encontrado um antigo barco de 4 mil anos. A descoberta foi feita em um lago em Lisacul, no condado de Roscommon, na Irlanda.

Enquanto brincava em uma parte rasa do lago, o menino tropeçou em um pedaço de madeira. Quando tentou levantá-lo percebeu que se tratava de um objeto muito maior do que imaginava, e chamou seus pais e irmãos, que também se assustaram com o artefato.

O barco será analisado pela Unidade de Arqueologia Subaquática do Departamento de Cultura, Patrimônio da Irlanda. Até agora, os especialistas afirmaram que o objeto possui pouco mais de 5 metros, podendo ser da Idade Média ou ainda muito mais antigo, especula-se que ele chegue até 4 mil anos de idade.

Até que os arqueólogos possam examinar com cuidado o artefato, a família foi instruída a recolocá-lo no lago, para preservar ainda mais seu estado — que já impressionante. Os pesquisadores se surpreenderam com o achado, pois quase não há vestígios de barcos de madeira na região.