Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

“Menor dinossauro do mundo” não é um dinossauro, retratam-se pesquisadores

Revista científica publicou um novo estudo que coloca em dúvida a classificação do antigo e minúsculo fóssil encontrado em Mianmar

Isabela Barreiros Publicado em 03/08/2020, às 16h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O âmbar que contém o fóssil do pequeno animal - Divulgação/Lida Xing
O âmbar que contém o fóssil do pequeno animal - Divulgação/Lida Xing

Em março deste ano, a renomada revista científica Nature publicou um estudo analisando um antigo fóssil encontrado no norte de Mianmar. Os pesquisadores chegaram a classificar o pequeno animal, que tem o comprimento de 1,5 centímetros, como um dinossauro da categoria Oculudentavis.

No entanto, meses depois, uma nova pesquisa contrariou essa definição, o que fez com que a Nature postasse uma retratação a respeito do caso. "Embora a descrição de Oculudentavis khaungraae permaneça precisa, um novo espécime não publicado lança dúvidas sobre nossa hipótese", escreveram os cientistas no site.

O fóssil pré-histórico conservado em âmbar, na verdade, não é do menor dinossauro já encontrado porque é provável que ele não seja ao menos um dinossauro. Para Jingmai O'Connor, paleontologista co-autor do estudo, novos dados indicam "definitivamente dizem que estávamos errados".

A partir de uma nova visão, os pesquisadores acreditam que pode se tratar dos restos de um lagarto antigo. Importantes características do animal, como detalhes observados em seus dentes e crânio, "apoiam esmagadoramente sua afinidade com squamate [lagarto ou cobra]", segundo nova pesquisa.