Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Mensagem em garrafa jogada ao mar há quase 40 anos no Japão é encontrada no Havaí

Recipiente era um dos 750 lançados no total, que contavam com bilhetes escritos em inglês, japonês e português

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/09/2021, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mensagem que estava dentro da garrafa - Divulgação/Mainichi/Takashi Kondo/Prefeitura de Chosi
Mensagem que estava dentro da garrafa - Divulgação/Mainichi/Takashi Kondo/Prefeitura de Chosi

Depois de quase 40 anos, uma garrafa contendo uma mensagem que foi lançada por estudantes japoneses do ensino médio no mar foi recuperada no Havaí, a quase 6 mil km de distância do local inicial, de acordo com o UOL.

Tratava-se de um projeto feito entre os anos de 1984 e 1985 por membros de um clube de ciências naturais do Colégio Choshi, em Chiba, localizado a leste de Tóquio, no Japão. Os alunos jogaram cerca de 750 garrafas no mar para estudar as correntes marinhas.

Eles escreveram bilhetes em japonês, inglês e português e pediam para que a pessoa que encontrasse a garrafa entrasse em contato com o remetente. Com isso, os estudantes receberam mensagens de lugares como Canadá, Alasca e Filipinas.

Embora tenham sido lançados ao mar há 37 anos, nem todos os recipientes foram encontrados ainda. Antes desta, a última, de número 50, havia sido descoberta em 2002, em Kagoshima, no sul do Japão.

A mais recente foi revelada por uma menina de nove anos em uma praia no Havaí em junho deste ano e foi repercutida como a descoberta de número 51ª pela escola japonesa recentemente. 

Sobre o caso, o vice-diretor da escola, Jun Hayashi, disse à AFP que ficou “realmente surpreso” e que espera que outras garrafas ainda sejam encontradas, principalmente porque ainda é possível ler as mensagens escritas.

Outra pessoa que falou à agência de notícias sobre a descoberta foi Mayumi Kondo, que integrou o clube de ciências naturais em 1984. Ela comentou que o bilhete "reviveu memórias nostálgicas" de seus anos na escola.