Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mesquita de cem anos, parte de lendas antigas da região, pode ter sido descoberta em Bangladesh

O local acabou sendo esquecido devido a vegetação densa que invadiu a construção, deixando-a escondida no meio da mata

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/01/2021, às 07h00 - Atualizado às 21h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A mesquita descoberta em Bangladesh - Divulgação - Bangla Tribune
A mesquita descoberta em Bangladesh - Divulgação - Bangla Tribune

Na última segunda, 18, jovens estavam limpando uma área com floresta perto da estrada Teknaf Marine Drive, em Bangladesh, quando descobriram uma construção muito antiga. Acredita-se que eles tenham encontrado uma mesquita que fazia parte de inúmeras narrativas contadas pelas pessoas da região. 

Os habitantes da região estimam a mesquita em pelo menos um século, mas ainda será necessário a visita de pesquisadores para que se possa ter certeza. A estrutura é muito pequena, tendo uma área interna. Ela possui um púlpito atrás de uma parede, um arco e nichos.

Crédito: Divulgação - Bangla Tribune

O local acabou se perdendo com o tempo devido a sua localização inóspita: ao longo dos anos, a floresta da região acabou invadindo a mesquita e sua vegetação densa impedia a passagem. Ainda assim, muitas histórias eram contadas sobre a basílica, principalmente de que ela foi usada até depois da independência do país.

Mohammad Ullah, que mora nas proximidades, afirmou: “Se esta mesquita antiga for renovada com suas antiguidades intactas, ela encontrará seu lugar em nossa história.”

Outro residente, Azim Ullah, explicou que “a mesquita é antiga”. “Ouvimos falar desta mesquita desde a nossa infância. Os mais velhos de nossa geração disseram que muitos anos atrás, santos estrangeiros que costumavam vir a este país para pregar o Islã, costumavam ficar lá à noite e adorar. Eles provavelmente construíram esta mesquita”, disse.