Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Meteorito que caiu em 2014 veio de fora do Sistema Solar, dizem cientistas

Pesquisa recente sugere que pedaço de rocha espacial caído na Terra alguns anos atrás era mais especial do que imaginávamos

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/04/2022, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de meteorito - Divulgação/ Pixabay/ urikyo33
Fotografia meramente ilustrativa de meteorito - Divulgação/ Pixabay/ urikyo33

Em 2019, uma dupla de pesquisadores de Harvard descobriu, através de uma investigação do banco de dados de meteoritos da Nasa, que um pedaço de rocha espacial que adentrou nossa atmosfera em 2014 viria de fora do Sistema Solar. 

Sua alta velocidade implica uma possível origem do interior profundo de um sistema planetário ou de uma estrela no disco da Via Láctea", relatou a pesquisa, segundo repercutido pelo portal Cnet. 

Vale mencionar aqui que os astrônomos responsáveis pela descoberta também trabalharam na análise de "Oumuamua", o cometa considerado até então o primeiro objeto interestelar (isto é, de fora de nosso sistema solar) registrado por nós. 

Essa ideia é desafiada pelo inusitado artigo, que passou por um atraso no processo de revisão por outros cientistas, de forma que apenas foi disponibilizado ao público em abril de 2022, quando foi divulgado pelo próprio Comando Espacial dos EUA através de sua conta oficial do Twitter. 

O próximo passo do estudo é tentar recuperar restos do meteorito analisado, que teria caído no Oceano Pacífico. Uma das esperanças de Avi Loeb, o astrônomo veterano que assinou a pesquisa citada, é que a rocha espacial possa guardar vestígios de vida interplanetária, por exemplo. 

Confira o estudo na íntegra clicando aqui