Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Meteoro

Meteoro brilhante e explosivo surpreende mineiros e paulistas

Os céus foram iluminados na última madrugada e a chuva de meteoros terá maior intensidade no final da semana

Redação Publicado em 04/08/2022, às 08h03 - Atualizado às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clarão causado pelo meteoro - Divulgação/Youtube/CNN Brasil
Clarão causado pelo meteoro - Divulgação/Youtube/CNN Brasil

Um meteoro extremamente brilhante, colorido e explosivo iluminou os céus de cidades no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais e surpreendeu moradores na madrugada desta quarta-feira, 3.

De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Asteroides (Bramon, Brazilian Meteor Observation Network), o meteoro levou mais tempo para se desfazer, o que fez com que chegasse a uma distância menor da Terra e pudesse ser registrado em câmeras de segurança e monitoramento, revelando seu intenso brilho.

Relatos de observadores do Observatório Pico dos Dias, no município mineiro de Brazópolis somados ao arquivos das câmeras estimam que o fenômeno tenha tido magnitude de -8 a uma altitude de 100 quilômetros, quando começou a decair e formar um clarão.

Ao se aproximar da Terra, o atrito aumentou e fez com que o bólido — como é chamado um meteoro especialmente brilhante — explodisse em chamas. O que restou dele foram meteoritos, pedaços do objeto que caíram na região onde o meteoro foi visto.

Segundo a CNN, a expectativa dos especialistas é localizar os meteoritos, que podem ter caído em regiões das cidades de Aguaí e Mogi Mirim, em São Paulo, e Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Chuva de meteoros

A chuva de meteoros de Caelidas está acontecendo no Brasil desde 25 de julho e o fenômeno pode ser visto nos céus sempre entre a meia-noite e o amanhecer. Os especialistas estimam que ela deva acontecer até 15 de agosto, com maior intensidade na sexta-feira, 5.

Ainda segundo a publicação, a Caelidas não é a única chuva de meteoros que ocorrerá neste mês de agosto. Outra esperada é a Perseidas, cujo ápice deve ser observado nas madrugadas de 11 e 12 de agosto.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.