Notícias » Brasil

Meteoro cai no Piauí e fragmentos podem ser encontrados no solo

Caso algum morador ache pedaços do meteoro, é recomendado acionar os especialistas

Penélope Coelho Publicado em 31/08/2021, às 13h54

Meteoro que atingiu o Piauí
Meteoro que atingiu o Piauí - Divulgação/Bramon

De acordo com informações publicadas na última segunda-feira, 30, pelo portal de notícias G1, no último final de semana, o Piauí foi palco para um fenômeno natural impressionante.

Segundo revelado na publicação, trata-se da queda de um bólido, ou seja, um meteoro que explode na atmosfera terrestre e tem aspecto brilhante. Os cientistas acreditam que o meteoro atingiu 70 mil km/h quando caiu na Terra, chegando a medir aproximadamente 40 centímetros de diâmetro.  

Em entrevista ao G1, Marcelo Zurita, diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), afirma que fragmentos do fenômeno caíram em várias cidades de Valença do Piauí, perto da capital Teresina.

De acordo com o especialista, tais fragmentos têm um grande valor para a comunidade científica, já que através deles, é possível entender melhor sobre o sistema solar. Por isso, caso algum morador da região encontre algum fragmento, os cientistas pedem para que o Bramon seja acionado, através do contato bramonmeteor@gmail.com.

Segundo os pesquisadores, a identificação não é difícil, já que os meteoros têm aspectos comuns, como: aparência de rocha e crosta escura, além de serem atraídos por ímãs.

 “As pessoas podem pegar, não tem problema. Podem guardar e acionar o Bramon, para que nós façamos a coleta para estudo. O material não é radioativo, não oferece riscos e pode ser manuseado”, afirma Zurita.