Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Meteoro é registrado por câmeras no Triângulo Mineiro

O evento aconteceu na última sexta-feira, 14. Cientistas agora analisam uma possível rota de colisão. Confira as filmagens!

Pamela Malva Publicado em 15/01/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do meteoro caindo em Minas Gerais - Divulgação/ Youtube/ TV Alterosa - Sul e Sudoeste de Minas
Imagens do meteoro caindo em Minas Gerais - Divulgação/ Youtube/ TV Alterosa - Sul e Sudoeste de Minas

Na noite da última sexta-feira, 14, moradores do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba se surpreenderam com a queda de um meteoro. Câmeras de segurança da região registraram o exato momento em que o corpo celeste passou pelo horizonte.

Agora, segundo o G1, estudiosos estão analisando a possível rota de colisão do meteoro com a Terra, a fim de identificar onde ele pode ter caído. Habitantes de Uberlândia, Patos de Minas, Pedrinópolis, Santa Juliana, Perdizes e Nova Ponte acompanharam o fenômeno — que foi compartilhado nas redes sociais — e ouviram um estrondo.

“Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, porém, bem próximo ao horizonte. Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo", narrou o coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont, de acordo com o G1.

Nesse sentido, especialistas da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (ou Brazilian Meteor Network - Bramon) estão reunindo as imagens do fenômeno, com o objetivo de triangular a rota do meteoro e, assim, calcular uma possível região de impacto.

Questionado pelo G1, o astrônomo Pedro Las Casas falou sobre os perigos da queda de um meteoro. “As pessoas se preocupam se existe a possibilidade de uma pedra dessas cair na nossa casa, por exemplo, e causar um acidente. Existe essa possibilidade, mas a probabilidade é muito pequena", explicou o especialista.

Confira as imagens do fenômeno abaixo: