Notícias » Brasil

Meteoro ‘fireball’ foi visto no Sudeste no último domingo

Deixando um clarão com seu rastro brilhante, o meteoro foi visto em diversas localidades em MG, SP e RJ

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/02/2021, às 13h35

Vista do meteoro em Oliveira, Minas Gerais
Vista do meteoro em Oliveira, Minas Gerais - Divulgação/Clima ao Vivo

Na madrugada do último domingo, 21, um meteoro foi visto nos céus da região Sudeste do Brasil, surpreendendo espectadores e cientistas. Ele pôde ser observado em inúmeras localidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As informações são do UOL.

O meteoro em questão foi classificado como um ‘fireball’, o que, em português, traduz-se como ‘bola de fogo’. Essa peculiaridade faz dele um evento impressionante: durante sua passagem, ele apresenta um clarão brilhante e deixa um rastro no céu.

Pesquisadores apontam que essas duas características estão relacionadas a pedaços de rocha que, ao invadirem a atmosfera da Terra, se espalham. Esses fragmentos podem chegar a até centímetros de comprimento, porém não apresentam riscos.

"Foi um meteoro bem interessante. Ele ocorreu entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. O que mais chamou atenção foi sua lentidão aparente”, disse Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros).

Ele afirmou: "Seu clarão durou 8,33 segundos, o que é relativamente demorado para um meteoro, que normalmente não dura mais de 1 segundo". O ângulo que o meteoro entrou em nossa atmosfera, que foi agudo, e a massa mais elevada da rocha espacial explicam essa diferença. 

O meteoro foi visto primeiro no município de Itanhandu, em Minas Gerais, a 70,3 km de altitude. Ele cruzou o leste do estado de São Paulo, seguindo a uma direção sudeste a 49,9 mil km/h. Depois, a rocha espacial sumiu já em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, a 34,4 km de altitude.