Notícias » Brasil

Meteoro que apresentou forte brilho foi registrado em Santa Catarina

Com velocidade de 71,7 mil km/h, o fenômeno surpreendeu

Redação Publicado em 10/07/2021, às 10h44 - Atualizado às 10h46

Momento em que o meteoro é registrado
Momento em que o meteoro é registrado - Divulgação/Vídeo/Youtube

Um fenômenosurpreendente foi presenciado em Santa Catarina. Na estação de monitoramento de Monte Castelo, câmeras registraram um meteoro que apresentou brilho intenso na última quinta-feira, 8. O episódio foi revelado pelo astrônomo amador Jocimar Justino.

Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, o meteoro apresentou uma velocidade de 71,7 mil km/h, o dado foi calculado pela Bramon, que monitora meteoros.

No caso registrado, a companhia revela que o meteoro atingiu a Terra num ângulo de 20,3° e passou a apresentar brilho em 97,1 km de altitude.

A passagem intensa se deu aproximadamente às 18h40. Contudo, se engana quem imagina que somente lá o meteoro foi avistado. O fenômeno acabou sendo registrado também por câmeras presentes no Rio Grande do Sul e SP.

"Algumas pessoas relataram que ele [o meteoro] mudou de cor algumas vezes. Ficou amarelo, vermelho, azul e também verde. Isso é normal. A mudança de cores acontece de acordo com a camada da atmosfera que o asteroide passa, devido a concentração e tipo de gás que existe ali", explicou o astrônomo.