Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inglaterra

Meteoro raro produz estrondo sônico ao cruzar céu da Inglaterra

O fenômeno impressionou meteorologistas locais

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/03/2021, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando meteoro, cuja luz foi visível mesmo durante o dia - Divulgação
Fotografia mostrando meteoro, cuja luz foi visível mesmo durante o dia - Divulgação

No último fim de semana um meteoro raríssimo cruzou o céu acima do sudoeste da Inglaterra, segundo divulgado pela BBC na segunda-feira, 20. A bola de fogo era tão grande que causou um forte barulho de explosão, e pôde ser vista mesmo durante o dia. 

A princípio, muitos britânicos pensaram que o som era causado por aviões de combate, todavia segundo apurado posteriormente pelos meteorologistas, tratava-se de um meteoro do tipo “bólido”, que é o maior e mais iluminado de todos.

Essa bola de fogo produz tanto brilho quanto uma Lua cheia, e também viaja mais rápido que a velocidade do som, por isso produzindo um estrondo sônico, que foi a origem da “explosão” ouvida pelos ingleses. 

Vale dizer ainda que um meteoro dessa magnitude tem uma grande possibilidade de ter produzido meteoritos: "Normalmente, quando você ouve um estrondo sônico, é um bom sinal de que rochas que chegaram à superfície. É incrivelmente emocionante e estou um pouco chocado”, comentou a cientista Ashley King, da UK Fireball Alliance, em entrevista à BBC.