Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / México

México: Senado aprova a legalização do uso da maconha para fins medicinais e recreativos

Caso a lei seja sancionada pelo presidente, o país pode se tornar o terceiro a liberar a substância, junto com o Canadá e Uruguai

Redação Publicado em 20/11/2020, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de plantas da cannabis - Pixabay
Imagem ilustrativa de plantas da cannabis - Pixabay

Na última quinta-feira, 19, o Senado do México aprovou a legalização do uso da maconha para uso recreativo e medicinal no país. As informações são do portal de notícias G1. A decisão foi considerada histórica e aconteceu por 82 votos a favor, 18 contra e sete abstenções.

Sabe-se que após aprovação do Senado, a lei ainda passará pela Câmera e precisa ser sancionada pelo presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador — conhecido pelo discurso que defende a descriminalização da substância a fim de combater o crime organizado no México.

Caso aprovado, o país pode se tornar o terceiro a legalizar o uso da maconha também para fins recreativos, o mesmo já aconteceu no Uruguai e no Canadá. Nesse caso, o México seria o maior mercado mundial já legalizado.

Segundo revelado na reportagem, a legalização oficial poderá virar realidade, já que o Movimento para Regeneração Nacional (Morena) e seus aliados contam com a maioria no legislativo. De acordo com informações da agência Reuters, a aprovação deve acontecer em 15 de dezembro.