Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Milênios atrás, um gato deixou sua marca nesta telha

Achado do Império Romano levanta algumas questões

Fábio Marton Publicado em 02/06/2017, às 17h12 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Descuido ou sorte? - Lincolnshire City Council
Descuido ou sorte? - Lincolnshire City Council

No século 1, pouco após a conquista do sul da Grã-Bretanha pelos romanos, uma olaria perto de Lincoln produzia telhas para os abastados imigrantes. Mas o padrão de qualidade deixou um pouco a desejar, Enquanto as telhas de barro secavam ao sol, um bichano deu as caras e, por acidente ou muito pelo contrário, deixou sua marca para a eternidade. A telha foi mesmo assim parar sobre uma casa de pedra e tijolos - uma mansão para os padrões da região, onde a maioria das construções era de madeira e palha.


Na mão do arqueólogo dá para ver o tamanho exato / Lincolnshire City Council

O achado foi feito pela Network Archaeology, uma empresa privada especializada em encontrar relíquias arqueológicas em locais prestes a passar por obras (e entregá-las às autoridades competentes). No caso, a pesquisa aconteceu num local destinado à construção de uma estrada.

Em matéria para o site local Lincolnshire Live, o diretor da empresa e um arqueólogo contratado comentaram o achado. Segundo eles, pode ter sido preguiça, mas pode ter sido que o dono da olaria (ou o cliente) acharam que a patinha traria boa sorte. Isso porque, segundo eles, havia outras telhas com o mesmo defeito e foram parar sobre as cabeças dos romanos mesmo assim: "Esta não é a única telha a ser pisada: temos pedaços do mesmo sítio com pegadas de outros animais, incluindo cervos e cachorros". Também que não é certo que seja de um gato doméstico. 

Eles eram comuns entre os romanos e celtas, que os tinham em casa para caçar ratos, mas pode bem ter sido algum felino selvagem de passagem pela olaria.