Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Ministro russo critica nadadora ucraniana que pisou em bandeira da Rússia: ‘Repugnante’

A publicação de Viktoria Zeynep Gunes revoltou o ministro dos esportes russo, Dmitry Svishchev, que reagiu

Redação Publicado em 28/03/2022, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto da nadadora Viktoria Gunes pisando na bandeira russa - Divulgação/Instagram/@viktoriagunes
Foto da nadadora Viktoria Gunes pisando na bandeira russa - Divulgação/Instagram/@viktoriagunes

A nadadora ucraniana Viktoria Zeynep Gunes foi criticada pelo ministro dos esportes russo, Dmitry Svishchev, após publicar uma foto em seu Instagram em que aparecia pisando na bandeira da Rússia.

O registro foi postado na última sexta-feira, 25, nos stories do perfil da rede social da atleta, que nasceu na Ucrânia e deixou a Crimeia depois que as forças russas invadiram a região em 2014. Ela compete pela Turquia desde então.

Em entrevista a agências internacionais, repercutida pelo jornal O Globo, Svishchev reagiu à publicação, criticando o comportamento da nadadora. Para o ministro russo, a foto é “realmente repugnante”.

“Eu quero acreditar que a Federação Internacional de Natação (Fina), assim como outras organizações relevantes, vão punir a nadadora por este comportamento. Os nossos atletas foram punidos pelas suas atitudes e temos aqui um verdadeiro excesso de nacionalismo em relação a um país”, afirmou.

Ele continuou: “As provocações devem ser punidas, independentemente do país ao qual são dirigidas. Penso que a nossa união devia procurar a Fina com um pedido para investigar este caso em detalhes”.

Gunes mencionou o conflito nesta segunda-feira, 28, ao repostar uma foto da bandeira do exército ucraniano com uma ilustração que representa a paz e a frase "Não me pergunte se minha família está segura. Minha família tem 44 milhões de pessoas agora", em referência à população ucraniana.