Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Ministro russo nega que Putin esteja gravemente doente

Têm circulado na mídia rumores de que o presidente russo estaria com sérios problemas de saúde

Redação Publicado em 30/05/2022, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin - Getty Images
Vladimir Putin - Getty Images

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, desmentiu durante entrevista à emissora francesa TF1 os boatos de que o presidente Vladimir Putin estaria doente. 

"Você sabe, o presidente Putin aparece em público todos os dias. Você pode vê-lo nas telas de TV, ler seus discursos, ouvir seus discursos", disse Lavrov. "Não acho que qualquer pessoa sã possa ver nesta pessoa sinais de algum tipo de doença ou enfermidade. Deixo isso na consciência daqueles que espalham tais rumores", completou.

Fontes dizem o contrário

Segundo informações do UOL, entre as principais personalidades que teriam afirmado que a saúde do líder russo estaria debilitada, está Christopher Steele, espião britânico que elaborou um dossiê sobre os negócios de Donald Trump na Rússia.

"Certamente, pelo que estamos ouvindo de fontes na Rússia e em outros lugares, Putin está, de fato, seriamente doente", declarou Steele durante uma entrevista recente. "Não está claro exatamente o que é essa doença — se é incurável ou terminal, ou qualquer outra coisa", apontou.

Outra fonte é o major-general Kyrylo Budanov, chefe da inteligência militar da Ucrânia, quem afirmou que Putin se encontra "em condições psicológicas e físicas muito ruins e está muito doente". Ele ainda destacou que o estado de saúde do político teria incitado um golpe para derrubá-lo. "Eles estão se movendo dessa maneira e é impossível detê-los", acrescentou.